Assim que nomeado Presidente da Toyota do Brasil, em 2017, Rafael Chang, assumiu o compromisso de conhecer em um ano toda a Rede Toyota no país. Promessa devidamente cumprida, o Executivo percorreu mais de 40 cidades e visitou 70 Grupos, tendo a oportunidade de colocar em prática um dos princípios fundamentais da filosofia Toyota Way, o Genchi Genbutsu (“ir à origem”), sugerindo que, para compreender o processo, é preciso conhecê-lo no local em que ocorre.
Três anos após cumprido este desafio, ninguém poderia imaginar que passaríamos por uma pandemia e que uma grave crise mundial sanitária, estabeleceria o fechamento de Concessionárias em diversos estados e municípios brasileiros, a fim de conter a disseminação do novo Coronavírus. Neste cenário foi preciso rever práticas e adotar novas estratégias para driblar as dificuldades e minimizar os impactos causados pela paralisação dos negócios.
Em meio à pandemia, a Toyota rapidamente agiu em várias frentes de apoio à Rede e uma dessas práticas contou com a iniciativa do Presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, que convidou o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Masahiro Inoue (Massa), e o Diretor de Operação de Venda, Pós-Venda e Marketing da Toyota do Brasil, Vladimir Centurião, para que participassem de reuniões virtuais com os Dealers. Um Genchi Genbutsu reinventado. Foram levantados os pontos que seriam abordados e, embora, a realidade de cada Concessionário fosse distinta, a prioridade resumiu-se em ações para preservar o fluxo de caixa. As reuniões que começaram em 04 de maio e eram realizadas duas vezes por dia foram finalizadas na terceira semana de junho com todos os Grupos contatados. Confira matéria completa no link abaixo.