Um socorro à Amazônia em tempos de seca extrema

DIVULGAÇÃO FUNDAÇÃO TOYOTA DO BRASIL

A crise hídrica que assola a região do Rio Tapajós, no Pará, expôs a gravidade dos eventos climáticos extremos na Amazônia. O rio, essencial para o abastecimento de 1,7 milhão de pessoas, atingiu o nível mais baixo em 120 anos. Com impactos profundos na vida das comunidades ribeirinhas — comprometendo o acesso à água, pesca e transporte —, essa situação crítica é reflexo das mudanças climáticas e ações humanas.

Diante desse cenário alarmante, a Fundação Toyota do Brasil, em parceria com o Projeto Saúde e Alegria (PSA), mobilizou esforços para uma resposta emergencial. A iniciativa viabilizou a aquisição de componentes para 160 filtros de água com nanotecnologia, capazes de transformar água barrenta em potável. Essa ação emergencial tem potencial para beneficiar até 5 mil famílias da região de Santarém, garantindo acesso à água de qualidade por pelo menos dois anos.

 Mais do que uma resposta imediata, a ação reforça a necessidade de unir esforços para avançar em políticas públicas e iniciativas estruturadas que enfrentem as causas da crise climática. O caso do Tapajós é um alerta para todos: proteger nossas florestas e rios é essencial não apenas para o equilíbrio ambiental, mas para a sobrevivência das comunidades que dependem deles. Com ações concretas e colaboração, podemos transformar a realidade e construir um futuro mais sustentável.