Em parceria com a ONG Educando by Worldfund, a Fundação Toyota do Brasil amplia a aplicação do STEM Brasil apoiando o projeto em escolas públicas do Estado do Amazonas. A ação, que será realizada até 2022, vai beneficiar quase 14 mil alunos de 18 municípios amazonenses, incluindo Manaus, Barreirinha, Borba, entre outros. Os 189 professores já iniciaram o processo de capacitação.
Desenvolvido pela Educando, o STEM Brasil é um programa de capacitação de alta qualidade de professores nas áreas de física, química, biologia e matemática (STEM é a sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics), que incorpora as habilidades do século XXI necessárias ao mundo do trabalho, como resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação. O objetivo é contribuir com a formação dos educadores destas disciplinas para que preparem alunos de escolas públicas para a faculdade e uma carreira mais próspera.
A presidente da Fundação Toyota do Brasil, Viviane Mansi, explica que, entre as missões da instituição, a educação de qualidade é uma prioridade. “A pandemia trouxe novas e urgentes preocupações com a educação. A gente quer mais crianças na escola, mas queremos mais crianças sonhando em ser cientistas, físicos, biólogos, e assim por diante. Sem educação perderemos a vez na fila do desenvolvimento econômico.”, afirma. A executiva explica ainda a escolha do local. “Optamos por levar o STEM Brasil para o Amazonas porque, segundo pesquisas, a região é uma das que menos recebe investimentos da iniciativa privada para educação”, complementa.
De acordo com Marcos Paim, diretor do STEM Brasil e do STEM México, o programa já foi implementado em 21 estados brasileiros, capacitando cerca de 9 mil professores e impactando mais de 742 mil alunos. “Com o apoio da Fundação Toyota, levaremos o programa para 27 escolas públicas estaduais de Ensino Médio do Amazonas, o que significa que 189 professores participarão das formações e multiplicarão a aprendizagem para quase 14 mil alunos”, afirma.
Em parceria coma Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, foram selecionadas instituições de Ensino Médio que fazem parte de um projeto de melhoria da Educação Básica. São colégios de tempo integral, nos quais os alunos passam o dia todo tendo aulas regulares, eletivas e desenvolvendo seus projetos de vida.
Os resultados do programa são notáveis. Em escolas onde o STEM Brasil é aplicado a docentes do Ensino Médio, constatou-se um aumento geral de 7% nas notas dos alunos nas quatro disciplinas; o número de estudantes com aprendizagem considerada abaixo do básico em matemática caiu 17,7%; e entre as instituições participantes, a média geral em Física passou de 6,9 para 7,9. A média no ENEM subiu 7 pontos em matemática e 19 pontos em Ciências da Natureza.
A formação de professores do Amazonas começou em outubro de forma on-line. Como a formação do STEM Brasil contempla um ciclo de dois anos de capacitação para os professores, a Educando avaliará a possibilidade de encontros presenciais de acordo com protocolos de segurança dos órgãos sanitários.